domingo, 16 de agosto de 2015

Resistir ou soltar?

Resistir ou soltar?

A resistência a qualquer aspecto da sua experiência, ou da própria existência, é o que alimenta a psique de sofrimento que permeia esta humanidade. A total falta de interesse para entender as leis que regem este universo, assim como o apego ao sofrimento que causa solidariedade e identificação entre irmãos sofredores, é o que vem gerando esse estado letárgico e cíclico que vem se solidificando a cada geração que passa por aqui.

Se tudo é feito de átomo, e se dentro de cada núcleo atômico existe um vácuo quântico que gera toda a energia que permeia esse e todos os outros universos. Isto é, se é Deus que está dentro de tudo e de todos, e se é ele quem dá as cartas neste plano da existência, bastaria que os humanos se interessassem em saber como se portam esses campos atômicos para entender o que é estar em fluxo com o TODO, ou não.

A física nos mostra que os átomos estão em constantes movimentos. Isto é, os prótons, as moléculas e os elétrons, sejam através de partículas ou de ondas, estão a todo instante dando saltos quânticos, saindo de um lugar e aparecendo em outro lugar. Isto não quer dizer que eles estejam saindo de um ponto e indo a outro ponto. Não existe um caminho traçado e que esteja sendo percorrido. Eles simplesmente desaparecem de um local e aparecem em outro. É por isso que foram nominados de salto quântico.

Parece simples, portanto, compreendermos que tudo está em constante movimento e que é impossível controlar ou segurar esses átomos.

Você é feito de átomos. O sol é feito de átomos. Os pensamentos, os sentimentos, as emoções, e todas as experiências a qual você esteja vivenciando, são feitas de átomos. Tudo o que existe neste universo é energia e energia é um campo atômico. Nada pode estar estático e nem pode ser controlado por você.

Resistir a qualquer coisa que seja, mesmo que seja a um sentimento, uma emoção, ou qualquer experiência, significa que você está tentando dizer a Deus que ele está errado. Você está se colocando contra ele e precisa saber que não possui conhecimento e nem ferramentas para enfrentá-lo. Até porque ele não é seu inimigo. É você que está se colocando nesta posição com total ignorância e identificação com a sua mente.

Portanto, aceite as circunstâncias que estão ao seu redor, sejam elas quais forem, independente de ser uma emoção interna ou uma situação externa. Se você estiver com raiva, aceite e observe esta raiva; se está triste, aceite e não lute contra esta tristeza; se está falido, aceite e acolha a sua falência.

Jesus tentou explicar isso de forma simbólica ao dizer que devemos oferecer a outra face diante de uma agressão. Isto é, qualquer reação, mesmo que expressada através de raiva e desespero interno, ou de maneira externa, dando o troco aquele que lhe agrediu, significa resistência, significa não aceitação, e não aceitação significa mais sofrimento.

Vou dar um exemplo do que isto quer dizer:

Diante da agressividade de alguém, ou de um barulho de trânsito. Ou seja, diante de qualquer coisa que lhe incomode, ao invés de reagir, imagine-se ficando transparente e não resista àquilo que vem se apresentando diante do seu ser. Fique completamente centrado em seu interior e em sua invisibilidade, sem se identificar com o que está ouvindo e permitindo que essa energia passe por você e através de você. Ao fazer isto você terá retirado a parede dura que resistiria a essa energia e que impediria a sua passagem, para lhe dar abertura e espaço para que ela possa passar sem ser bloqueada.

Isso é o que significa amadurecimento espiritual e pessoal, aceitar internamente aquilo que você não possui controle. E você, acredite, não possui controle sobre nada. Somente sobre você mesmo, se assim desejar.

Diogo Beltrame

Copyright - Todos os direitos reservados. Texto devidamente registrado no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional. Para divulgação em blogs, redes sociais e qualquer outro tipo de mídia, o nome do autor deverá ser preservado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário