domingo, 13 de dezembro de 2015

A educação e a mudança

Enquanto pais e professores forem analfabetos emocionais, este planeta vai continuar sendo habitado por esse padrão de pessoas que foi estabelecido nos tempos atuais. O trabalho de mudança é longo e só existe uma única forma de corrigir a rota para que futuramente possamos viver num lugar melhor. É necessário que cada adulto acabe com a sua própria ignorância ressignificando as suas crenças para que, posteriormente, venha a educar os seus filhos de acordo com esse novo estado de consciência.

Enquanto isso não ocorrer nenhuma mudança palpável acontecerá, filhos seguirão os padrões de comportamentos herdados pelos seus pais e que serão transferidos para os seus netos, bisnetos e etc. Uma criança educada por uma pessoa carente tende a ser um novo carente; uma criança que cresce cercada de caixas de cervejas, vodka e drogas, tende a achar que isso é a coisa mais normal de mundo; crianças vivendo dentro de uma casa onde o dinheiro é contemplado como o “Deus vigente”, terão grande tendência a achar que isso é a coisa mais importante que existe, e farão de um tudo para conseguir tê-lo, independentemente dos meios que terão que percorrer para alcançá-lo.

Talvez você não saiba, mas dentro das comunidades existentes em milhares de favelas aqui do Brasil, um traficante e seus discípulos são vistos como “ídolos”, e muitos jovens entram no crime porque isso traz status dentro daquele mundo em que vivem. Existem mais de 40 milhões de cidadãos analfabetos somente no Brasil, e isso não é um problema somente do Estado. Claro que nosso sistema de educação é falho, até porque existe um grande interesse por parte deles em manter grande parte da população na mais absoluta ignorância e fome, pois enquanto uma pessoa está preocupada em arrumar um prato de arroz com feijão no final do dia, os engravatados que mandam em suas vidas estão criando novas formas de manipular e controlar as massas. Mas a culpa não pode ser atribuída somente a eles. Eles fazem o que lhes é permitido, pois quem aceita a política pão e circo está sendo conivente com quem a oferece.

Educar é papel de pai e mãe, e não de alguma escola ou programa social. A escola serve para trazer bases intelectuais e preparar as pessoas para as questões práticas em que essas matérias sejam necessárias. Mas, acrescentar valores, respeito, amor, e as bases emocionais corretas para que uma criança possa desenvolver os seus verdadeiros potenciais, devem vir de casa. E, para que isso ocorra, é necessário que esses pais tenham esses atributos dentro deles mesmos.

Diogo Beltrame.

2 comentários: