quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Como faço para mudar crenças limitantes?

Você não pode mudar uma crença sem antes saber que a possui. Em primeiro lugar você deve identificar a crença, e, a partir disto, verificar se ela é boa ou ruim. Lembre- se que a sua vida é o reflexo exato daquilo que você acredita, portanto é fácil fazer essa identificação.

Procure observar como está a sua vida nas seguintes áreas: dinheiro, relações interpessoais, profissional e relacionamentos afetivo-amorosos. Se tudo está bem é sinal de que você possui crenças positivas sobre elas, o que é muito raro. Mas se você está experimentando uma realidade indesejável em algumas dessas áreas, ou em todas elas, é sinal de que a crença é limitante, e a partir desta observação você poderá chegar naquilo que realmente acredita sobre essa determinada área. Muitas pessoas dizem que adoram dinheiro, mas não o tem. A questão não é gostar ou não gostar, querer ou não querer, mas sim enxergar qual é a sua relação com ele.

É necessário, portanto, que você faça o seguinte questionamento: Eu acho fácil ou difícil ganhar dinheiro? Existe algum voto de pobreza dentro de mim? Eu acho que o dinheiro é uma coisa divina ou que é uma energia suja? O que eu penso e falo sobre as pessoas que são ricas, eu tenho o hábito de dizer que todo rico faz coisas ilícitas?

Fazendo essas perguntas você chegará na crença, e se constatar que ela é ruim para você simplesmente a mude. Não faça disso um projeto e nem crie o hábito de atribuir essa mudança para amanhã ou depois, isso tem que ser feito no exato momento em que ocorre a identificação. É necessário compreender através de um insight que isso lhe faz mal e que, portanto, não faz nenhum sentido continuar acreditando no que sempre acreditou. Não existe complexidade alguma nisto. Trata-se de uma simples constatação, compreensão e mudança de paradigma. Se você está dirigindo e precisa se decidir sobre duas vias, e uma delas está com o asfalto debilitado e com grande risco de desmoronamento, além de não possuir sinalização para lhe conduzir até o seu destino, e a outra está em perfeita ordem, com sinalização perfeita e um asfalto adequado, em qual delas você vai decidir seguir viagem?

Isso é enxergar a verdade irrevogável que está por detrás de todas as coisas. Basta olhar essa verdade e se posicionar tomando a única decisão óbvia a ser tomada. É necessário chegar nesta verdade, nesta compreensão, e o resto acontecerá naturalmente através do seu discernimento e orientação interna.

Diogo Beltrame

Nenhum comentário:

Postar um comentário