sábado, 12 de dezembro de 2015

Como sair da depressão

A ingrata luta contra a depressão.


Quando as memórias do passado se apoderam do campo mental de uma pessoa, isto é, quando ela passa a se identificar com os seus traumas, suas decepções e frustrações, ocorre um estado de drenagem energética. Ou seja, um déficit de energia.

Isto ocorre porque essa pessoa começa achar que se tornou uma vítima do mundo, e a partir daí uma série de expectativas começam a surgir e a busca incessante por achar respostas ou justificativas para o que ocorreu em sua vida se tornará o seu principal objetivo. E isso, em algum momento, desgastará tanto essa pessoa, que ela entrará num processo de depressão, seja aguda ou suave, isto depende do nível de desprendimento energético que ocorreu dentro deste processo.

Caso você, que esteja lendo este texto agora, tenha se identificado com esse processo, é muito importante que neste momento, em que o estágio depressivo já se alojou em seu ser, respeite essa depressão e se permita senti-la em sua totalidade. Você chegou num ponto em que está sem energia e, por isso, sente essa tristeza, esse desânimo, e essa falta de vontade até mesmo de viver. Tentar lutar contra essa depressão (e é exatamente isso que todos tentam fazer ao se perceberem nesse estado depressivo), só o fará ficar ainda mais sem energia, e como conseqüência ainda mais séria, ansioso por conta da expectativa de vencê-la. E aí já não será mais um problema, serão dois: a depressão e a ansiedade.

Saiba que, por mais desconfortável que essa depressão seja, ela é apenas uma energia de tristeza que precisa ser transmutada, e para que isso ocorra é muito importante que você não faça nenhum tipo de intervenção neste processo. Caso você consiga se colocar como um observador dessa depressão, sem se identificar com ela em nenhum aspecto e nem julgá-la, esse estado depressivo e melancólico passará logo. Por outro lado, se você fizer dela a sua inimiga, você mesmo estará trancando a porta de saída para ela.

Paciência, amor próprio e a não identificação com aquilo que esteja dentro de você é, para todos os casos e sem nenhuma exceção, o melhor remédio para restabelecer o equilíbrio do seu sistema nervoso central.

Mais importante do que estar livre dessa depressão, é identificar o porquê você se tornou depressivo, pois, somente chegando à causa de um determinado problema, é que o efeito dele poderá ser dissolvido.

Diogo Beltrame

Nenhum comentário:

Postar um comentário