quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Esforço x Empenho

Existe uma profunda e significativa diferença entre o empenho e o esforço. O esforço implica em fazer algo que está além das suas capacidades naturais. Já o empenho, significa simplesmente fazer o seu melhor.

Tentar dar ao mundo o que você não tem, é uma tremenda ilusão que nunca trará bons frutos nem a você e nem ao mundo. Esse tipo de ação gera grande dreno energético e significa que você não está se aceitando, que está fazendo da sua rotina diária uma sucessão de auto-cobranças desenfreadas, e a sensação de ser incapaz, inútil, e não merecedor das coisas boas que a vida tem a lhe oferecer. Uma pessoa que vive nesse estágio está sempre frustrada consigo mesma e passa a carregar diversos sentimentos de culpa, gerando baixa auto-estima, depressões e todos os outros tipos de doenças mentais.

O que é exigido de todo ser humano, é que cada um faça o seu melhor, nem mais e nem menos, apenas o seu melhor. Empenho significa fazer aquilo que é humanamente possível sem se preocupar com o resultado das suas ações, pois isso não compete a você. Fazer o seu melhor é colocar o amor como intenção primordial antes de iniciar qualquer atividade, qualquer ação ou qualquer reação. E, agir com amor, significa deixar os seus próprios interesses de lado e focar no bem coletivo. Agir com amor é ter a certeza de que qualquer ação desencadeada por essa palavra, tão deturpada por essa sociedade doente, sempre terá como resultado a providência divina, independentemente dos resultados aparentes interpretados pela mente egoica.

Fomos condicionados a fazer do meio algo para se chegar a um fim. As pessoas estão trabalhando para ganhar dinheiro, namorando para casar, casando para ter filhos, tendo filhos pensando nos netos. Todos estão mergulhados na fantasia de que o futuro é mais interessante que o presente, que os eventos futuros serão melhores que os atuais. A mente nunca está interessada no agora, ela sempre está almejando alguma meta projetada num futuro, pois isso garante a ela o poder absoluto sobre você.

Está na hora de sair dessa ilusão e mergulhar na realidade, a realidade de que tudo está acontecendo agora, neste momento, neste lugar. Portanto faça o seu melhor, dê tudo de si mesmo, mas entregue e não se preocupe com o resultado das suas ações. Viva o momento presente como se fosse o último dia de sua vida, pois esse dia nunca mais vai se repetir e, por esse simples motivo, deveria ser o melhor dia de toda a sua vida.

Diogo Beltrame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário