segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O peso da culpa e seus desencadeamentos

A culpa só pode fazer parte do quadro psíquico de uma pessoa quando ela possui uma crença idealizada se contrapondo à sua ação; e qualquer ideal é um conceito criado por alguém que usou a sua própria história de vida para formatar tais idéias conceituais; e conceitos são percepções projetadas pela mente e que estão vinculadas as crenças pré-concebidas sobre determinada coisa,
isto é, imagens vinculadas às crenças que determinam e julgam a circunstância analisada dentro da dualidade: certo/errado, bonito/feio, bom/ruim e etc.

Como se pode ver, as culpas que você carrega dentro de si e que vem fazendo da sua vida um mar de sofrimento e criações indesejadas, não podem necessariamente serem legitimadas por quem quer que seja. Elas são idéias conceituais que lhe foram vendidas ou impostas e que você acreditou por achar que sempre tem alguém melhor que você, podendo lhe dizer o que pensar, fazer e sentir. Essas tais idéias e percepções sobre a realidade podem até fazer algum sentido, talvez você possa trazê-las para a sua realidade por vontade própria, mas é fundamental que isso seja feito pelo seu próprio juízo lógico e emocional, e não simplesmente aceitando o que os outros lhe disseram. É impossível que alguém lhe diga o que é certo ou errado. Deus não bate papo com humanos dizendo o que pode e o que não pode. Ele não escolhe filhos prediletos que farão o favor de contar aos outros o que o Pai determinou, portanto cada um deve fazer aquilo que acha ser o correto a partir do seu sentimento, e não do seu pensamento.

O ser humano foi programado para não pensar, não refletir e não tirar as suas próprias conclusões. Todo sistema educativo, social e religioso vendem, através das suas metodologias de controle, pacotes ideológicos prontos e que não dão a oportunidade das pessoas desenvolverem algum senso crítico sobre as suas próprias vidas. Portanto, não se trata de colocar a mente em funcionamento para que você saiba o que é certo ou errado, pois é dentro dela que estão todos os condicionamentos morais, éticos, religiosos e sociais. É necessário que se deixe de lado o que as pessoas ou os livros lhe contaram e, a partir das suas próprias experiências, você venha a desenvolver as suas próprias crenças baseadas naquilo que você viveu, sentiu e pôde concluir..

Neste exato momento, existem milhões de pessoas sofrendo por carregarem dentro de si inúmeras culpas. Culpas estas que desencadeia num poderoso sentimento de não merecimento daquilo que é bom e que, no momento seguinte, se transformará na mais cruel e poderosa crença que existe: a de que o sofrimento é algo divino e que somente através dele é possível se purificar.

Saiba que, tudo o que você sente, está determinando a sua experiência de vida neste exato momento, qualquer coisa que você acredita ser, será. Isto é, se você acredita que sofrer é necessário para se tornar uma pessoa melhor, você está determinando e usando o seu poder de co-criação para atrair sofrimento para a sua vida. Não existe nenhum Deus feliz por você estar escolhendo uma experiência de sofrimento, essa nunca foi e nem será a vontade dele, porém o seu livre arbítrio tem que ser respeitado.

É necessário, portanto, que você analise com honestidade as culpas que vem carregando dentro de si e entenda que, de alguma forma, mesmo tendo errado e feito alguém sofrer, ou mesmo que você tenha escolhido mal em algum momento da sua vida, você sempre tentou fazer o seu melhor. Cobrar-se com a consciência que você possui hoje por aquilo que você foi ontem é uma insanidade. Trata-se de um processo auto-sabotador e desumano que você vem cometendo contra si mesmo.

Perdoe-se, abra-se para o Universo, e relembre-se que você está aqui para aprender, e o erro faz parte deste processo de aprendizado. Você está onde deveria estar; com quem deveria estar; fazendo o que deveria fazer. Está tudo certo com o seu ponto de partida, e não importa em que lugar você se encontra neste exato momento da sua vida. Aceite o que você é e a sua vida com gratidão, e após essa aceitação e conscientização do seu local de origem, você poderá programar o seu destino para qualquer outro lugar.  

Diogo Beltrame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário