quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O que precede a maldade?

Quanto maior a maldade aparente de alguém, maior é o nível de sofrimento desta pessoa.

Não existem pessoas verdadeiramente más, o que existe são pessoas doentes e que se recusam a olhar para a sua própria doença. Quando eu uso a palavra “doença”, estou me referindo ao sentido literal desta palavra, e que significa algum tipo de disfunção em seu sistema interior que se reflete no exterior.
No caso das doenças emocionais e mentais, esses distúrbios são herdados, geralmente, na infância e na adolescência, e na maioria dos casos estão relacionados ao ambiente familiar, precisamente na configuração Mãe/Pai/Filho.

Uma criança não possui nenhum tipo de discernimento, portanto, ela não sabe que adultos tem problemas e tantas outras coisas para se preocuparem. Para a criança, qualquer tipo de rejeição ou agressão é absorvido como falta de amor, e isso terá conseqüências muito sérias no decorrer da sua vida. Se essa criança sofre agressão moral ou física pelos seus pais, passa a construir uma percepção sobre as demais pessoas seguindo a informação que está recebendo, pois mãe e pai representam o mundo para esta criança e, toda crença que ela terá sobre pessoas, estarão fundadas na imagem que possui desse pai e dessa sua mãe. Ou seja, se a criança sofre nas mãos desses pais com xingamentos, intolerância, repressão e variados tapas no decorrer da sua vida, a imagem que ela terá de seres humanos será exatamente essa: maldade, intolerância e violência, e seguindo o seu instinto de sobrevivência vai criar uma série de mecanismos de defesa para se blindar do mundo.

É isso o que acontece com a maioria dos seres que estão encarnados neste momento. A crença que se possui sobre pessoas é a pior possível. Esta criança, que hoje se tornou um adulto, projeta os seus pais em todos os seus relacionamentos, e sem saber busca se vingar em todos eles, e ao mesmo tempo busca também receber o amor e a proteção que não teve lá trás. Trata-se de uma comum ambiguidade de ação: o desejo inconsciente de vingança caminhando lado a lado com o desejo de amar e ser amado. Neste momento, aquela criança interior do passado e que, ainda está viva, e continua sem discernimento algum, assume completamente o comando da vida da pessoa e sai em busca daquilo que é impossível: se vingar e ser amada ao mesmo tempo.

É muito importante que se entenda que nada se perde quando se fala em termos de consciência e arquivos mentais. Isto precisa ficar muito claro. Não adianta fazer de conta que está tudo bem e se recusar a olhar de frente os seus fantasmas. Toda in-formação plantada lá trás, e que formaram o seu sistema de crenças, ainda está ativa e manipula todos os seus pensamentos e ações, e não tem como parar isto sem iluminar o que está escuro.

Todos esses processos são inconscientes, ou seja, não estão no plano mental. Ninguém faz isso tendo plena consciência do que faz. Ninguém se autodestrói propositalmente. Crença é um botão de “start” que foi acionado há muito tempo atrás, e, enquanto você não desligá-lo, o jogo continuará acontecendo e a sua vida será uma grande montanha russa desgovernada.

Diogo Beltrame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário